Iniciei as atividades com mapa conceitual com a turma do 5º ano "A", na disciplina de Geografia com o assunto "Pontos Cardiais e Colaterais", expliquei o que é mapa conceitual e qual é a sua finalidade, em seguida pedi para os alunos destacarem as palavras mais importantes do texto e juntos fizemos um mapa coletivo (no quadro), depois apresentei o programa cmap tools no data show, montei e os alunos puderam ver como fica. Percebi que um dos pontos positivos do mapa conceitual é a facilidade de fixar o assunto, então aproveitei a técnica na aula de História, montamos grupos de três ou quatro alunos, onde cada grupo faria um mapa conceitual sobre o texto "Os trabalhadores escravizados de Santa Catarina" . Observei alguns itens que deve ser revisto como: falaram sobre diferentes aspectos o que dificultou a sequência das ideias, o mapa ficou com muitas direções deixando-o confuso ... o mapa conceitual é um processo a ser aprendido e isto às vezes leva tempo , mas a "garotada" está no caminho!!!
Oi, Cláudia
ResponderExcluirO importante é começar... os alunos aprenderão com a prática.
Bjus
muito interessante seu relato, parabéns!
ResponderExcluir